top of page
WhatsApp Image 2025-05-29 at 11.36_edited.jpg

CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA

Localizado em Natal, no Rio Grande do Norte, o Canil Gargalheiras sempre pertenceu a família Medeiros. No seu surgimento, em 1994, tinha como coproprietários o então casal, José Maurício e Ana Elília. Com o nascimento da segunda filha do casal em 1995, o registro do canil foi alterado para incluir os dois filhos, Eric e Manuela. José Maurício teve seu primeiro  contato com a cinofilia em 1991, quando adquiriu o seu primeiro Dobermann de nome Vink, um belo exemplar da raça, excelente cão de guarda, mas superequilibrado e que obteve alguns bons resultados nas

pistas das exposições promovidas pelos clubes do sistema CBKC/FCI, servido de porta de entrada para o mundo da cinofilia. A paixão pelos cães está no sangue da família. Manuela Medeiros, mal nasceu, já estava brincando com os cães da raça Dobermann.​​​​​​​​

Digitalizar 8 de mai_edited.png

E com apenas 4 anos, fez um pedido inusitado para uma criança: queria, de presente de aniversário, um cão da raça Golden Retriever - uma raça ainda rara no Brasil naquela época. Foi assim que ganhou seu primeiro Golden, Simba, batizado assim por sua semelhança com o personagem do filme O Rei Leão.

Desde pequena, Manuela já demonstrava uma conexão especial com os cães. Em suas viagens para exposições, quando o cansaço batia, não havia lugar melhor para descansar do que dentro da caixa de transporte, abraçada com Simba. Uma cena que se repetiu inúmeras vezes e se tornou um fato pitoresco da história do Canil Gargalheiras – uma menina e seu cão inseparáveis, crescendo juntos nos bastidores das competições. Atualmente, o canil segue aos cuidados de pai e filha. Manuela, já adulta, é a responsável pelo preparo (gromming) e apresentação dos cães do canil nas exposições cinófilas, além de se dedicar ao adestramento e socialização de todos os cães que nascem e crescem no Gargalheiras.

Além de criador experiente, José Maurício Medeiros também é juiz all hounder da CBKC/FCI, especializado no julgamento de todas as raças, trazendo um olhar técnico e criterioso para a seleção dos cães do Canil Gargalheiras. Esse conhecimento profundo da cinofilia reflete-se na qualidade dos filhotes, garantindo que cada novo exemplar criado aqui seja digno do padrão da raça.

Assim como o Canil Gargalheiras sempre existiu atrelado à família Medeiros, os nossos cães não são somente padreadores e matrizes, são nossos pets.

Cada um dos cães do nosso plantel é especial, e permanecem conosco até o fim das suas vidas, mesmo quando aposentados e castrados. A nossa definição de criação familiar faz paralelo com o termo “família multiespécie”, e consideramos nossos cães parte da nossa família, permitindo que, para além de reprodutores, eles sejam cães de companhia, participando da nossa rotina em casa.

bottom of page